22 de mai. de 2014

Cervejaria Calsberg e a física quântica

Bohr foi um físico dinamarquês cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica. Ganhou um Nobel em 1922 por suas descobertas e participou da construção da primeira bomba atômica. Tem seu nome na tabela periódica em forma de homenagem através do elemento Bohrio.

Mas não o invejo nem um pouco por isso, e sim pelo prêmio que esse cara ganhou pelos seus feitos... Uma casa.
Pois é, ele ganhou uma casa, mas não uma simples casa,  a mansão “Gamle Carlsberg”. Em 1932, foi dada à nação pelo fundador da cervejaria Calsberg foi colocada à disposição de Niels Bohr e do Instituto de Física Teórica em Copenhague.

Aí você pergunta, tá, mas e daí ganhar uma casa!?

Bom, e se eu te contar que essa casa tinha um encanamento especial. Bohr tinha uma torneira em sua casa que saia cerveja direto da Carlsberg. Era só abrir a torneira, posicionar o copo embaixo e beber. Simples, prático e maravilhosamente magnifico! Cerveja infinita e gratuita.

Merecido prêmio, se tivessem me ensinado isso no colégio poderia ter me dedicado bem mais às aulas de física.

E à nós, resta ficar imaginando as possibilidades de um encanamento que saí diretamente dos barris de maturação da fábrica e chega em casa, na Dinamarca não precisam nem mesmo se preocupar com uma forma de gelar a cerveja, porém isso não seria problema nenhum nem mesmo para a região mais quente do mundo.

Nenhum comentário: