20 de mai. de 2010

Minas Gerais

Conhecer o estado de Minas Gerais sempre foi além de um sonho, uma vontade muito forte de conhecer e provar as delicias do estado.

Não só as cachaças motivavam este desejo, como também o sabor da comida mineira, que pra quem tem o paladar refinado pode constatar que o sabor não se compara a nenhum outro lugar do mundo, dos que conheço apenas o sabor da roça chega perto (interior de São Paulo, onde fui criado).
Na visita à minas, acompanhado de minha namorada, fomos degustando pelo caminho tudo que podíamos e conseguíamos, só de pão de queijo foram-se muitas paradas durante todo o caminho.
Em São João Del Rei, a primeira cidade que paramos depois de um dia de estrada, andando pela cidade, acabamos achando uma porção inusitada, porém deliciosa, de me fazer salivar enquanto escrevo relembrando o sabor daquela porção deliciosa de carne de panela com mandioca. Apenas isso é o suficiente pra fazer deste prato uma recordação forte no paladar.

A porção nada mais era que uma carne feita na panela com tempero natural, alho, cebola e algumas ervas mais que deixam um sabor delicioso no caldo em que é molhada a mandioca frita, regada com cebola e tomate cru.

Seguindo viagem, em Tiradentes o primeiro encontro com o fogão à lenha mineiro. Após caminhar a manha toda pelas ruas históricas da cidade, uma refeição digna para recuperar energias pro resto do dia. Uma simples comida caipira, com o tradicional tutu mineiro, além do torresminho e da lingüiça... Quase um suicídio de sabor, acompanhado é lógico por uma cachacinha envelhecida feita no próprio local.

Mas o melhor ainda estaria por vir, foi em Ouro Preto que fizemos a melhor refeição da viagem, um restaurante chamado casa dos contos, que foi senzala e hoje oferece aos visitantes e moradores delicias da comida mineira. O restaurante se encontra em um porão, abaixo do casarão, com ambiente rústico e moveis em madeira tem muito conforto, apesar de ser pouco arejado.

Em fogão a lenha e panela de barro e pedra sabão, além de doces feitos em tachos de cobre, o restaurante oferece sabor de primeira, pra agradar os paladares mais sofisticados.

Não precisa nem mencionar que a viagem acabou com um carregamento enorme de queijos, doces e cachaças, e foi uma experiência incrível, que provavelmente repetiremos em breve.

Um comentário:

Curiosa da Vida disse...

Aaaaiiiiiiiiiii .....
eu quero uma cozinha dessas !!!!
que linda!
Minas é Minas ...

bjos