16 de fev. de 2011

Xadrez - Aula rapida para iniciantes

Uma aula rápida, pra quem não tem paciência para aprender corretamente.

A maneira de comer peças no xadrez é diferente da dama, não é pulando por cima e nada de chegadinha por traz encochando, no xadrez simplesmente a peça toma o lugar da outra que sai do jogo.

Vamos às peças:

Da esquerda para a direita:

1-Peão: É um zero a esquerda, um sacrifício, um suicida, tipo aquele seu amigo nerd que se mata depois de ouvir um não da sua amiga virtual ou o Zé ruéla que trabalha do seu lado e fica o tempo todo no twitter enquanto vc tem que fazer o seu trabalho e depois revisar o dele. São 8 no jogo, ele só anda 1 ou 2 casas, duas na primeira vez de mexer em cada um, depois da primeira vez ele só anda uma, sempre anda só para frente, mas come na diagonal.

2-Rainha: Uma vadia, a mais poderosa do jogo (como se não fosse na vida real e nos nossos lares tbm) ela anda e come peças em qualquer direção, e quantas casas quiser. O sonho de qualquer cafetão.

3-Rei: Nem é tão gostosinho assim mas todo mundo quer comer ele, mas ele só libera se estiver completamente cercado e não tiver mais alternativas, ele só anda uma casa, é sedentário, resumindo, se você fuder com o rei, você vai fuder com o melhor e será o vencedor!

4-Bispo: Um Charlatão escorregadio, inspirado no Edir Macedo, ele só anda na diagonal, quantas casas quiser. Pode aparecer do nada e levar sua rainha. Safado FDP.

5- Cavalo: Ele anda em L, somente 4 casas e ainda pula peças que estiverem na frente. Cuidado com ele, não é um upa-upa do gugu, é um Spirit - O corsel indomável.

6- Torre: Anda na horizontal e vertical, quantas casas quiser. Não tenho muito o que dizer sobre ela, só que é chegada do rei e curte Rock (uma jogada de estratégia).

Agora coloque as peças dessa maneira no tabuleiro:
 

Se você quer só comer, tudo bem, mas pra ganhar nisso aqui não precisa de testosterona e sim estratégia, você precisa "cercar" o Rei do oponente! se todas as casas que ele tentar escapar estiverem na sua linha de ataque, você provavelmente já venceu! (à não ser que sejá um mané)

Boa sorte.
 

Nenhum comentário: