27 de fev. de 2012

Falta de educação ou falta de punição!?


Respeite as cores, respeite a vida 
Hoje vivo em Piracicaba e quando saímos pelas ruas da cidade é possível constatar o desrespeito dos motoristas da cidade, que não respeitam sinais, faixa de pedestre e muito menos a lei.

Em uma cidade grande como é Piracicaba e com uma agência voltada para cuidar do transito, me admira muito que haja tantas infrações de transito sendo cometidas em plena luz do dia em qualquer dia da semana, pois é possível ver tais infrações à qualquer momento, basta dar uma volta, ir ao mercado a pé, por exemplo.

Agora vem a pergunta, o cidadão piracicabano não tem nem um pouco de educação no transito ou por não ser punido se vê na condição de fazer o que bem entender?

As leis foram criadas para todos e quando respeitada por todos torna a sociedade mais agradável, quando um se vê no direito de desrespeitar e sai impune disso, o próximo também se coloca na mesma posição: “Se ele pode, eu também posso”. Mas o que as pessoas precisam pensar é que o direito delas acaba quando o da outra pessoa que atravessa a rua começa.

Tanto veículos leves como pesados avançam faróis vermelhos, param sobre a faixa de pedestres, viram sem dar seta. Não há o mínimo de respeito com o próximo e nem mesmo com a própria segurança, afinal se arriscar pra ganhar 20 segundos avançando o sinal serve pra que?
Sem contar os estacionamentos em locais não permitidos como em vagas de deficientes e idosos e nas guias rebaixadas são fatos comuns de serem flagrados também, no meu caso fui até ameaçado por solicitar a retirada do veiculo da frente de minha garagem.
Faixa... Amanhã você pode ser o pedestre
Hoje vejo o problema como cultural na cidade, pois após morar em algumas cidades (grandes e pequenas) é possível constatar que não só o piracicabano, mas muitas outras cidades talvez não estivessem prontas para o crescimento da cidade e conseqüentemente da frota de veículos, o que acarreta transito maior e exige organização por parte dos órgãos responsáveis, tal organização pode não ter sido aceita ou estar mal feita, enfim, isso não justifica tais atos e por isso é preciso conscientização da população do que o avanço acarreta e de como conviver com ele de forma equilibrada, educada e respeitosa para todos. Alguma providência precisa ser tomada pelo órgão responsável para que no futuro todos estejamos preparados para acompanhar a evolução da cidade no quesito TRANSITO que é o meio utilizado por TODOS, todos os dias.