23 de mai. de 2011

Olha a Dica...

E pior que pode acontecer, ai não dá pra perder a chance né!

19 de mai. de 2011

DICAS PARA APRECIAR UMA BOA CERVEJA


         Garrafas ou latas devem ser guardadas na vertical em lugar fresco e nunca devem ser agitadas.

         Mantenha a cerveja ao abrigo do sol e, se possível, longe de odores fortes. O sol pode produzir um aroma desagradável na cerveja conhecido por light struck (golpe de luz, em português).

         Para refrescá-la, a cerveja deve ser colocada no refrigerador, e não no congelador, uma vez que o choque térmico prejudica o seu sabor. Deve-se evitar pôr e tirar a cerveja do frigorífico, pois acelera o seu envelhecimento.

         A temperatura ideal para beber uma cerveja é entre os 3 e os 6 graus Celsius. Cervejas estupidamente geladas, bem ao gosto dos brasileiros, só servem para amortecer as papilas gustativas, o que impede de se apreciar devidamente todas as *nuances da bebida.

         Canecas e copos pequenos de vidro são os mais indicados para servir a cerveja, pois mantêm a temperatura e a espuma da bebida.

         O copo deve estar perfeitamente limpo. Manchas de gordura ajudam na dissipação da espuma e do gás carbônico, deixando a cerveja choca. Caso decida gelar previamente o copo no congelador, deve-se retirar os cristais de gelo que se formam no interior do mesmo.

         Dois dedos de espuma são ideais para reter o aroma e evitar a liberação de gás carbônico. A espuma cremosa revela a persistência e o bom estado da cerveja, proporciona proteção contra oxidação  e contra a perda de temperatura.


         A diferença entre o chopp e a cerveja é a pasteurização, que consiste num processo de aquecimento e resfriamento rápido para conferir maior estabilidade microbiológica ao produto. Enquanto a cerveja é pasteurizada, para que seu prazo de validade seja mais longo, o chopp não é pasteurizado. Por esse motivo, o chopp tem um prazo de validade menor. Ou seja, tem de ser consumido mais rapidamente.

         O que importa em uma cerveja não é a marca dela e sim o sabor e a ocasião. Devemos escolher cervejas que agradem nosso paladar. A escolha da cerveja depende também da ocasião, não vamos sentar em um bar numa roda de amigos jogando cartas e beber erdingers a noite toda.

         O sabor da cerveja é determinado pela sua conservação, estocagem e principalmente água. As cervejas nacionais tem prazo de validade menor, por usarem outro tipo de cereais ao invés de lupulo. Uma cerveja nacional tem validade estimada de 6 meses, infelizmente em 3 meses ela já perdeu o sabor. E é por isso que quanto mais nova a cerveja nacional, melhor será seu sabor.

*Significado nuacente: Detalhe; pequeno universo de alteração hábil a modificar ou requalificar o objeto principal a que se prende; faceta alternativa de cunho interpretativo ou estético; característica levemente distintiva; viés.